Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031
Anvisa suspende atividades de navio por transmissão comunitária de Covid – Mais Brasília Warning: Undefined array key 0 in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596 Deprecated: str_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596
FolhaPress

Anvisa suspende atividades de navio por transmissão comunitária de Covid

Segundo o comunicado, a medida foi adotada na tarde da quinta-feira (30) após "investigação epidemiológica"

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Geral Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta sexta-feira (31) ter suspendido as atividades do navio Costa Diadema, que atracou no porto de Salvador, após identificar transmissão comunitária de Covid-19 na embarcação. A embarcação retornará ao porto de Santos (SP) e ficará impedida de operar “até que se tenha uma melhor avaliação do cenário epidemiológico e dos protocolos sanitários”, diz nota divulgada pela agência.

Segundo o comunicado, a medida foi adotada na tarde da quinta-feira (30) após “investigação epidemiológica” conduzida pela Anvisa e pelas Secretarias de Saúde da Bahia e de Salvador.

A Anvisa informou também que, “de acordo com os relatórios da embarcação, dentre os passageiros que testaram positivo para Covid-19, a grande maioria é assintomática, com apenas alguns indivíduos sintomáticos leves.”.

O navio Costa Diadema, da empresa Costa Cruzeiros, atracou na manhã da quinta-feira no porto de Salvador com 68 casos positivos de Covid-19 confirmados nas 24 horas anteriores. Havia 56 tripulantes e 12 passageiros infectados. Ao todo, são 3.836 pessoas no navio -1.320 tripulantes e 2.516 passageiros.

A reportagem busca contato com a Costa Cruzeiros e atualizará este texto caso a companhia se manifeste sobre a medida tomada pela Anvisa.

Desembarque completo será em Santos

Segundo a Anvisa, os passageiros que testaram positivo para covid ficarão em isolamento em hotéis disponibilizados pela operadora do cruzeiro. Moradores de Salvador também foram autorizados a desembarcar.

O Costa Diadema chegou do porto de Santos, em São Paulo, e teria Ilhéus, na Bahia, como o próximo destino. Agora, o desembarque completo dos passageiros acontecerá na cidade paulista, informou a Anvisa.

“A autorização para que o navio fosse redirecionado para o Porto de Santos ocorreu após avaliação das condições sanitárias da embarcação e levando em consideração o bem-estar dos viajantes, a fim de conduzi-los em condições de segurança sanitária ao seu destino final de desembarque (Santos). A embarcação seguirá sob restrições durante a navegação, ou seja, todas as atividades não essenciais a bordo devem ser interrompidas e devem ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação até seu destino final em Santos”, diz a nota da agência.

Todos os passageiros deverão ser testados antes do desembarque em Santos e monitorados pelas autoridades de saúde das localidades de destino.

Turista reclama de falta de informações

Em reportagem publicada hoje, a reportagem ouviu o pesquisador Dennis Fujita, do Laboratório de Investigação Médica do Hospital das Clínicas de São Paulo, que está com a noiva a bordo do navio Costa Diadema. Ele disse que a situação dentro do navio é “desesperadora” e reclamou da falta de informações por parte da Costa Cruzeiros.

Fujita afirmou que protocolos de distanciamento social e de uso de máscara estão sendo negligenciados por parte dos viajantes. Segundo ele, os protocolos de segurança da Anvisa são transmitidos no circuito interno de televisão e os funcionários do cruzeiro costumam usar as máscaras de proteção corretamente, mas, nas festas promovidas a bordo, a empresa não cobra o uso por parte dos passageiros.

Warning: Undefined variable $catCP in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132