Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031 CPI da Covid ouve Dimas Covas, diretor do Butantan, nesta quinta (27/5) – Mais BrasíliaCPI da Covid ouve Dimas Covas, diretor do Butantan, nesta quinta (27/5) – Mais Brasília

CPI da Covid ouve Dimas Covas, diretor do Butantan, nesta quinta (27/5)

Cronogramas de vacinas contra a Covid-19, os atrasos dos insumos e as críticas à China serão debatidos na reunião

A CPI da Covid ouve, nesta quinta-feira (27/5), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Os senadores querem saber sobre a produção das vacinas, o cronograma de entrega dos imunizantes contra a Covid-19, além da relação entre os atrasos na entrega do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e as críticas de membros do governo Jair Bolsonaro à China.

O Butantan desenvolve a Coronavac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, que é responsável por 65% das doses de vacinas aplicadas no Brasil, segundo a plataforma do Ministério da Saúde, Localiza SUS.

O diretor do Butantan também deve ser questionado a respeito dos primeiros contatos do instituto com o governo federal, que se iniciaram em 30 de julho de 2020. Ao todo, três cartas foram enviadas ao Ministério da Saúde, sem respostas.

Insumos

O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), avalia que o depoimento de Dimas Covas é fundamental para esclarecer alguns pontos em relação aos atrasos de insumo e à aquisição do imunizante por parte do governo federal.

“O Instituto Butantan encaminhou três cartas para aquisição de vacinas, junto ao governo federal, e é importante esclarecer o atraso de insumo da China que tem prejudicado a vacinação dos brasileiros. Tenho a impressão que será um dos depoimentos mais proveitosos da comissão”, afirmou.

Na última terça-feira (25/5), o Butantan recebeu, 3 mil litros do insumo chinês para a produção de mais 5 milhões de doses. A previsão inicial, no entanto, era de 4 mil litros, mas houve redução do quantitativo enviado pela China.

Calendário

Já o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) destacou que o foco será o calendário de vacinas.
“A presença dele, como foi no caso da Pfizer, é importante para esclarecer o que vem sendo feito em razão da produção de vacinas e do calendário de entregas. Espero que ele possa vir aqui falar da capacidade de produção. O Butantan é fundamental para o Brasil, produz não apenas essa, mas outras vacinas importantes”, declarou Rogério.

Convocações

Nessa quarta-feira (26/5), os senadores aprovaram a convocação de nove governadores, a reconvocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e do ex-ministro Eduardo Pazuello, além de pessoas supostamente ligadas ao “ministério paralelo”, grupo informal de aconselhamento a Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19.

Exit mobile version