Exército resgata homem ilhado em pedra junto ao mar em São Sebastião
Um vídeo registrado pelos militares mostra o momento em que um homem é resgatado em cima de uma pedra
No domingo (20), o Exército Brasileiro enviou mais quatro helicópteros de resgate para São Sebastião, litoral norte de São Paulo, que foi atingido pelas chuvas, enchentes, alagamentos, desmoronamentos e deslizamentos de terra. O objetivo da missão é resgatar pessoas desaparecidas que podem estar presas em locais inacessíveis ou em situações de risco. Um vídeo registrado pelos militares mostra o momento em que um homem é resgatado em cima de uma pedra, ilhado entre escombros de um deslizamento de terra e o mar, completamente coberto pela lama.
? URGENTE: Mais de 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo de SP, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, seguem empenhadas nas ações de resgate, salvamento e identificação das vítimas. pic.twitter.com/KnuItiSYq4
— O Cussigh?????? (@OCussigh) February 20, 2023
De acordo com a Defesa Civil, São Sebastião é a cidade mais afetada do litoral norte de São Paulo, com pelo menos 40 pessoas desaparecidas. Barra do Sahy tem 36 pessoas desaparecidas e Juquehy tem outras quatro. Até o momento, foram registradas 40 mortes em decorrência dos deslizamentos, mas os números ainda estão sendo atualizados.
Segundo o governo de São Paulo, mais de 550 pessoas tiveram que deixar suas casas após mais de 36 horas de tempestades. Até o momento, foram contabilizados 228 desalojados, que foram para casas de parentes, e 338 desabrigados, que foram levados para abrigos públicos.
O Exército enviou um total de 240 homens para dar suporte às equipes locais e aos voluntários que estão ajudando nas buscas. O governador do estado, Tarcísio de Freitas, também esteve presente no local para acompanhar a coordenação das equipes das forças públicas da cidade, do estado e da união.