Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031 Rede Raia Drogasil suspende agendamento de testes de Covid por falta de estoque – Mais BrasíliaRede Raia Drogasil suspende agendamento de testes de Covid por falta de estoque – Mais Brasília

Rede Raia Drogasil suspende agendamento de testes de Covid por falta de estoque

Unidades que possuem testes remanescentes ainda podem utilizá-los

A rede de farmácias Raia Drogasil suspendeu o agendamento online de testes de Covid-19 por falta de estoque. Só será possível agendar um teste quando o abastecimento estiver normalizado.

Unidades da rede que possuem testes remanescentes ainda podem utilizá-los. Os interessados devem entrar em contato com os estabelecimentos para obter mais informações.

Segundo a rede de farmácias, os estoques se esgotaram devido à alta demanda da população.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que testes positivos voltaram a subir durante as festas de fim de ano, de acordo com o monitoramento da Abrafarma (associação que reúne grandes redes farmacêuticas). O total de positivos saltou de 524 no dia 1º de dezembro, quando 10 mil exames foram feitos, para 5.334 em 29 de dezembro, quando houve 31.332 exames –o equivalente a 5% e 17% do total, respectivamente. O levantamento abrange 3.000 farmácias do país.

Pacientes estavam com dificuldade de agendar os testes em farmácias da cidade de São Paulo em decorrência das festas, da gripe, e do aumento dos casos de Covid-19. Entre o final o dia 29 de dezembro e o dia 3 de janeiro, a reportagem consultou a agenda de 40 drogarias de grandes redes de farmácias do município. Na época já era possível notar o aumento da demanda.

Antes das festas de final de ano, era possível agendar o teste para o mesmo dia. Depois, era preciso esperar até cinco dias para conseguir um agendamento.

A população tem procurado os estabelecimentos principalmente em busca dos testes antígeno, que identificam o vírus no momento da infecção, e os testes sorológicos, que mostram se a pessoa já possui anticorpos.

Os testes antígenos estão disponíveis na modalidade “swab”, em que um cotonete é introduzido pelo nariz para a coleta da amostra, e por via oral. Alguns testes de antígenos combinam a testagem para Covid-19 e para influenza dos tipos A e B no mesmo produto.

As drogarias disponibilizam também os testes de anticorpos IgM, aqueles produzidos no início da infecção, e IgG, que aparecem na fase tardia da doença. Esse tipo de teste indica se o paciente já foi ou está infectado.

Tanto o resultado dos testes antígeno, como dos testes sorológicos ficam prontos alguns minutos após a coleta, e o laudo é disponibilizado no mesmo dia.

Por Victoria Damasceno e Isabella Menon 

Exit mobile version