Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031
Vacina da Pfizer chega, mas Saúde diz que não vai seguir orientação do fabricante – Mais Brasília Warning: Undefined array key 0 in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596 Deprecated: str_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596
Do Mais Brasília

Vacina da Pfizer chega, mas Saúde diz que não vai seguir orientação do fabricante

Ministério anuncia que intervalo entre as doses será de 12 semanas, e não de 21 dias, conforme recomenda farmacêutica. No DF, os imunizantes serão aplicados em pessoas com comorbidades já a partir de hoje

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O governo federal assinou um contrato que prevê a compra de 100 milhões de doses da Pfizer/BioNTech para serem entregues ao longo deste ano. Até o momento o Brasil recebeu 1 milhão de vacinas. Desse total, o Ministério da Saúde (MS) orientou que a distribuição seja feita apenas entre as capitais do país por conta das exigências de armazenamento da vacina.

No entanto, o MS informou que não vai seguir o intervalo entre a primeira e a segunda dose indicado pela fabricante. A Pfizer orienta que a etapa final seja aplicada 21 dias após a inicial.

Segundo a pasta, o prazo no Brasil será de 12 semanas. Em nota técnica, o ministério informou que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido. Vale ressaltar que no início da campanha de vacinação, o país optou por aumentar o espaçamento, por causa da escassez de doses.

“Esta recomendação considerou que a vacinação do maior número possível de pessoas com a primeira dose traria maiores benefícios do ponto de vista de saúde pública, considerando a necessidade de uma resposta rápida frente à pandemia de Covid-19”, diz o ministério.

Distribuição no DF

O primeiro lote com 5.850 doses da Pfizer/BioNTech destinadas aos moradores do Distrito Federal desembarcou na noite desta segunda–feira (3/5). As vacinas serão aplicadas em pessoas com comorbidades e a imunização começa hoje (4), por meio de agendamento. O material chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 19h20 e foi encaminhado à Rede de Frio da capital, onde ficará armazenado.

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) afirma que o ultracongelador da Rede de Frio Central tem capacidade de 570 litros e consegue armazenar até 40 mil doses de imunizantes. Ainda de acordo com a pasta, o equipamento pode chegar a -80ºC. A Universidade de Brasília (UnB) também disponibilizou cinco ultracongeladores  para manter a vacina.

A vacina da farmacêutica norte-americana precisa ser mantida a uma temperatura entre -65°C e -80°C. De acordo com a SES-DF, uma análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou que a vacina mantém as propriedade quando mantida sob temperaturas entre -15°C e -30°C por um período de até duas semanas, e de 2°C e 8°C por até cinco dias.

Warning: Undefined variable $catCP in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132