Confira o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi
Devido ao ponto facultativo na sexta-feira (4/6), alguns serviços públicos terão seus horários de atendimento modificados
Nesta quinta-feira (3/6) é celebrado o feriado de Corpus Christi, festa religiosa da comunidade católica.
Devido ao feriado e ao anúncio do governo do Distrito Federal (GDF) de ponto facultativo na sexta-feira (4/6), alguns serviços públicos terão seus horários de atendimento modificados.
Confira o que abre e fecha nessas datas:
Hospitais e UPA’s
Segundo o GDF, as emergências dos hospitais, as seis unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os centros de Atenção Psicossocial (CAPs) tipo III funcionam normalmente no feriado e no fim de semana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atende de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.
As unidades básicas de Saúde (UBSs) ficam fechadas no feriado e retornam na sexta-feira (4), com atendimento das 8h às 17h. As unidades, que abrem aos sábados, vão funcionar normalmente.
Os ambulatórios dos hospitais, as farmácias de alto custo e os CAPs tipos I e II e AD também param na quinta-feira (3) e reabrem na sexta(4).
A Fundação Hemocentro também fecha no feriado. Sexta-feira (4) e sábado (5), o atendimento acontece das 7h15 às 18h. Devido à pandemia, o agendamento para doação de sangue permanece obrigatório e pode ser feito pela internet ou pelo telefone 160 (opção 2).
Vacinação
Na quinta-feira (3/6), a vacinação está suspensa, contudo, na sexta (4/6) o serviço será retomado das 8h às 17h (pedestres) e das 9h às 17h (drive-thru). A lista dos pontos de vacina abertos pode ser conferida no link da Secretaria de Saúde.
No sábado (5/6) e domingo (6/6), a vacinação continua em seis postos drive-thru: Taguaparque, Uniplan (Águas Claras), Sesc de Ceilândia, estacionamento 12 do Parque da Cidade, Torre de TV e no Estádio Mané Garrincha, no horário de 9h às 17h.
Transporte público
No feriado, o transporte público coletivo opera com a tabela horária de domingo. Nos outros dias, a circulação é normal.
Metrô-DF
Em greve há quase dois meses, o Metrô-DF funcionará no feriado de quinta (3/6), das 7h às 19h. O mesmo horário se estende para o domingo. Já na sexta e sábado, o horário segue o padrão: entre 5h30 e 23h30.
Segurança pública
As delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente, funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. A Delegacia Eletrônica da PCDF atende 24 horas por dia.
O Corpo de Bombeiros (CBMDF) também vai operar em regime de plantão 24h por meio do telefone 193.
Os batalhões da Polícia Militar (PMDF) abrem todos os dias do feriado prolongado e o policiamento segue normalmente.
Defesa Civil
Em esquema de plantão, o Sistema de Defesa Civil pode ser acionado pelo telefone 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.
Caesb e Neoenergia
Não haverá atendimento nos escritórios da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) na quinta (3/6) e na sexta-feira (4/6). As equipes de manutenção em regime de plantão e o atendimento remoto, a Agência Virtual, o aplicativo e o telefone 115 vão funcionar ininterruptamente.
A Neoenergia Distribuição Brasília, vai funcionar com as equipes de emergência e teleatendimento em escala normal de trabalho, atuando 24 horas por dia. Em casos de falta de energia, a Neoenergia pode ser acionada pelo telefone 116.
Na Hora, Procon e Conselhos Tutelares
As unidades do Na Hora e os Conselhos Tutelares não funcionam entre quinta-feira (3/6) e domingo (6/6). O Procon fecha no feriado, mas retorna com o atendimento presencial na sexta-feira (4), de 8h às 17h, tanto na sede do órgão como nos postos.
Os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender demandas urgentes registradas pela Cisdeca. A Central telefônica funciona de segunda à sexta, das 18h às 8h; sábado, domingo e feriados, 24h, pelos telefones (61) 3213-0657 / 3213-0763 / 3213-0766.
Departamento de Estradas de Rodagem (DER)
Na quinta-feira(3/6), o Eixão do Lazer vai ficar aberto, portanto o fluxo de veículos fica interrompido de 6h às 18h. O fechamento para os carros também será realizado no domingo.
As operações de reversão na Estrada Parque Ceilândia (Via Estrutural) e na BR-070 vão ser suspensas somente na quinta-feira (3/6). Na sexta-feira (4), tudo volta ao normal com fluxo em reversão.
Restaurantes comunitários
As 14 unidades do Distrito Federal vão fechar na quinta-feira (3/6) e no domingo (6/6). Na sexta (4/6) e no sábado (5/6), os restaurantes funcionam entre 11h e 14h.
Torre de TV
Administrada pelo BRB, a Torre de TV funciona normalmente entre os dias 3 e 6 de junho. Na quinta, sábado e domingo, o horário será o convencional – de 9h às 18h. Na sexta-feira, abre às 12h e encerra às 18h.
A visitação obedece aos protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde por conta da pandemia da Covid-19. O acesso ao mirante é por ordem de chegada e, atendendo às medidas de distanciamento social, são permitidas apenas quatro pessoas, por vez, no elevador.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Brasília fica aberto para visitação normalmente, de quinta a domingo, das 9h às 17h. A entrada é permitida somente até as 16h40. O restaurante Café Jardim Bom Demais e os quiosques funcionam normalmente.
Zoológico
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília abre normalmente para visitação todos os dias do feriado prolongado, entre 9h e 17h.
A entrada é permitida somente até as 16h e há uma limitação de 1.500 visitantes por dia.
Parques
Segundo o Instituto Brasília Ambiental todos os parques ecológicos administrados pelo órgão abrem entre quinta-feira (3) e domingo (6). São eles:
- Parque Recreativo do Gama: 6h às 18h
- Parque Distrital das Copaíbas: 8h às 18h
- Monumento Natural Dom Bosco (Ermida): 6h às 20h
- Parque Ecológico do Paranoá: 6h às 18h
- Parque Ecológico Sucupira: 6h às 20h
- Parque Ecológico do Lago Norte: 6h às 18h
- Parque Ecológico da Asa Sul: 6h às 20h
- Parque Ecológico Olhos d’Água: 5h30 às 20h (portão principal); 6h às 18h (portões laterais)
- Parque Ecológico Ezechias Heringer: 6h às 22h
- Parque Ecológico do Riacho Fundo: 6h às 18h
- Parque Ecológico Areal: 6h às 18h
- Parque Ecológico Veredinha: 6h às 22h
- Parque Ecológico Cortado: 6h às 18h
- Parque Ecológico Três Meninas: 7h às 18h
- Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul: 6h às 18h
- Parque Ecológico Península Sul: 6h às 22h