Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031
DF: Lei que regulamenta a pesca no Lago Paranoá entra em vigor – Mais Brasília Warning: Undefined array key 0 in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596 Deprecated: str_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596
Do Mais Brasília

DF: Lei que regulamenta a pesca no Lago Paranoá entra em vigor

A norma é de autoria do deputado Pastor Daniel de Castro e visa garantir a pesca sustentável

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Entrou em vigor, na última terça-feira (16), a lei nº 7.399/2024, que regulamenta as atividades pesqueiras praticadas no Lago Paranoá. A norma é uma iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro (PP) e veio para promover a sustentabilidade dos recursos naturais por meio da fiscalização da pesca no lago.

A norma estabelece as distinções entre as diferentes modalidades de pesca, como a profissional, amadora e esportiva, determinando critérios para a prática de cada uma delas. O texto estabelece ainda áreas permitidas e restritas para prática, considerando locais como entradas e saídas de embarcações, áreas de lazer, e zonas de restrição ambiental. A regulamentação do zoneamento da pesca será realizada posteriormente, com base em estudos técnicos-científicos e diretrizes de sustentabilidade.

A depender da modalidade de pesca, a utilização de determinados apetrechos, como linha de mão, caniço simples e carretilha, está autorizada, desde que dentro dos parâmetros estabelecidos em regramento específico.

Pastor Daniel argumenta que o tema da prática da pesca no lago não havia recebido, até então, a devida atenção do poder público, carecendo de uma regulamentação legal. O distrital destacou, na justificativa de seu projeto, a relevância de se abordar essa questão.

“Entre os múltiplos usos do Lago Paranoá, a pesca desponta como uma das atividades mais praticadas por seus frequentadores e que se apresenta, desde que bem administrada, com uma possibilidade de sustento para pescadores profissionais e de subsistência, assim como de crescimento econômico para o setor turístico da região. Por outro lado, a preocupação com a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e com a manutenção dos demais usos do Lago deve ser sopesada na procura de uma solução que privilegie seus diferentes usuários e, sobretudo, o equilíbrio ambiental”, destacou o parlamentar.

A legislação prevê penalidades para o não cumprimento das normas, como apreensão do pescado, multas e suspensão da licença de pescador. A multa poderá ser convertida em serviços de preservação ambiental, contribuindo para a conservação do Lago Paranoá.

Ficou estabelecido ainda que o Poder Executivo será responsável pela regulamentação da atividade – em até 180 dias – e poderá firmar convênios para a implementação da lei.

Warning: Undefined variable $catCP in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132