GDF libera a realização de eventos cívicos e gastronômicos
O decreto a ser publicado pelo governo também irá permitir a realização de feiras e eventos culturais
O governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que irá liberar a realização de eventos cívicos e gastronômicos na capital federal. A autorização será publicação no Diário Oficial do DF (DODF), nesta terça-feira (3/8).
Segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, apesar de liberados, os eventos deverão respeitar as normas de segurança também previstas em decreto.
Além da liberação desses eventos, o decreto a ser publicado pelo governo também irá permitir a realização de feiras e eventos culturais. Shows, por sua vez, seguem impedidos de acontecer.
Na coletiva realizada no Palácio do Buriti, Rocha ainda adiantou que o novo decreto terá alterações em algumas normas de contenção da Covid-19. Entre elas, o distanciamento mínimo em templos religiosos. Antes, era solicitada uma distância de 1,5m de uma pessoa para outra. A partir desta terça-feira (3/8), com a publicação no DODF, a distância cai para 1m em cultos, missas ou rituais de qualquer credo ou religião.
Em eventos esportivos a capacidade de público aumenta de 25% para 30%. Os exame RT-PCR continua sendo necessário, contudo, a validade do documento a ser apresentado subiu de 48h para 72h. Também não haverá mais proibição sobre a participação de menores de 18 anos ou gestantes nesses eventos.
“A apresentação (do exame) é obrigatória, mas haverá mais tempo para o resultado”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil , Gustavo Rocha.
Ainda de acordo com o secretário, as alterações foram tomadas após estudos que avaliam a transmissão da doença no DF. O índice se mantém, há dois dias, em 0,99.
Rocha afirmou ainda que o governador Ibaneis Rocha (MDB) solicitou que o DF Legal intensifique a fiscalização e aumente a ostensividade para evitar situações inapropriadas.