Homem de 39 anos é preso por “stalking” em Vicente Pires
Mandado de prisão foi expedido em junho mas, desde então, o homem estava foragido
Um homem de 39 anos foi preso pelos crimes de perseguição contumaz (stalking), descumprimento de medida protetiva e injúria. A detenção ocorreu na última quinta, dia 9 de setembro, por agentes das 38ª Delegacia de Polícia, em Vicente Pires.
Segundo a Polícia Civil do DF (PCDF), o homem passou a ser investigado em maio deste ano, após a ex-companheira, uma mulher, de 34 anos, registrar ocorrência em que relatava ter sido agredida, injuriada e ameaçada por ele.
Ainda de acordo com a vítima, as agressões ocorreram após a separação do casal. Em depoimento ela contou que o homem chegou a invadir suas redes sociais e descobriu um novo relacionamento amoroso.
A vítima solicitou medidas protetivas e o homem ficou proibido de se aproximar da residência ou manter qualquer tipo de contato.
Descumprimento de medidas
Apesar de impostas às medidas restritivas e mesmo ciente delas, o homem chegou a descumprir a determinação da Justiça.
Em umas das vezes em que não seguiu a orientação, ele foi até a casa da ex-mulher afirmando que iria buscar pertences pessoais. Mas se recusou a deixar o local até que a mulher chegasse à residência. Ao ver que a mulher não cederia às chantagens, ele foi embora do local, mas continuou a prossegui-la por com ligações e mensagens de texto.
A investigação também comprovou que ao invadir as redes sociais da ex-mulher, o homem publicou diversas mensagens injuriosas no perfil dela. Ele chegou a alterar o nome da conta para “corna mansa”, insinuando que ela era traída no novo relacionamento amoroso.
A mulher ainda informou na delegacia que o homem teria feito uma postagem de uma foto de arma de fogo. Assim, ela procurou novamente a polícia que solicitou o pedido de prisão preventiva e mandado de busca e apreensão.
Homem estava foragido
Segundo a PCDF, as medidas foram deferidas em junho, mas, desde então, o homem estava foragido.
“Foram realizadas diversas diligências visando à localização do autor. Mas após tomar conhecimento do mandado de prisão ele conseguia escapar das ações policiais”, afirmou o delegado-chefe da 38ª DP, João Ataliba Neto.
A polícia também descobriu que a atual namorada do autor e o caseiro do sitio, situado em Santo Antônio do Descoberto/GO, auxiliavam o homem a fugir da ação policial. Pelo crime, os dois foram indiciados pelo crime de favorecimento pessoal, sujeitos a pena de um a seis meses de prisão.
O homem foi preso nas proximidades de uma tabacaria situada no Taguapark. Ali ele foi conduzido para delegacia e recolhido à carceragem da PCDF, onde permanece à disposição da justiça.
Ele foi indiciado pelos crimes de perseguição contumaz, injúria e descumprimento de medidas protetivas. Se condenado, as penas desses crimes, somadas,superam cinco anos de prisão.