Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031
Justiça do DF condena plano de saúde a indenizar paciente idosa por negar atendimento de urgência – Mais Brasília Warning: Undefined array key 0 in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596 Deprecated: str_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596
Do Mais Brasília

Justiça do DF condena plano de saúde a indenizar paciente idosa por negar atendimento de urgência

A Justiça do DF manteve sentença que condenou a prestadora a pagar à autora a quantia de R$ 10 mil por danos morais

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A 5ª Turma Cível do TJDFT manteve, por maioria, sentença que condenou a SAMEDIL (Serviços de Atendimento Médico S/A) a indenizar uma paciente, de 79 anos, por negar internação de urgência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os juízes concluíram que a negativa “rompeu a justa e legítima expectativa” que a beneficiária depositava no plano de saúde.

De acordo com o processo, a paciente é beneficiária do plano desde maio de 2021 e precisou ser internada em leito de UTI para avaliação neurológica e seguimento clínico com urgência. A operadora negou a cobertura sob a alegação de que era necessário cumprir o prazo de carência.

A Justiça do DF, por meio de decisão da 3ª Vara Cível de Taguatinga, concluiu que houve falha na prestação do serviço e condenou a empresa a custear o tratamento e a indenizar a autora a título de danos morais.

A SAMEDIL recorreu e afirmou que não deixou de prestar atendimento à beneficiária. Informou ainda que, após 12 horas de atendimento, caberia à paciente custear as despesas hospitalares, conforme previsão contratual e Resolução do Conselho de Saúde Suplementar (CONSU). Defendeu que não praticou ato ilícito.

Mas, ao analisar o recurso, a Justiça observou que a negativa do plano “se mostrou inequivocamente violadora” tanto da lei que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde quanto do contrato. O colegiado lembrou que a legislação dispõe que o período de carência par tratar urgência médica é de 24 horas, prazo que já havia sido cumprido, e que não pode haver limitação contratual para tempo de internação.

Segundo a Justiça, a paciente, que apresentava hipótese diagnóstica de acidente vascular cerebral isquêmico, necessitava de cuidados especiais e intensivos para investigação e estabilização de seu quadro clínico.

“O inadimplemento contratual operado pela ré/apelante extrapolou a mera dimensão patrimonial e aviltou, grave e inequivocamente, direitos da personalidade da autora, mormente os contidos no âmbito psicofísico, uma vez que rompeu a justa e legítima expectativa que ela depositava em seu plano de saúde, suficiente a criar angústia, desespero, ansiedade, desamparo e frustração, o qual deveria cobrir as situações graves como a por ela experimentada”, registrou.

A Justiça do DF manteve sentença que condenou a prestadora a pagar à autora a quantia de R$ 10 mil por danos morais.

O plano de saúde foi condenado ainda a autorizar e custear a internação da autora para realização dos procedimentos indicados pelo médico responsável pelo período necessário e o material indispensável para a sua realização.

Warning: Undefined variable $catCP in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132