Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031
Saúde estima vacinar 400 mil pessoas com segunda dose no DF
Do Mais Brasília

Saúde estima vacinar 400 mil pessoas com segunda dose no DF

Vacinas da AstraZeneca e CoronaVac estão reservadas para aplicação em julho. Secretaria alerta população para completar imunização contra Covid-19

Saúde estima vacinar 400 mil com segunda dose
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estima vacinar 400 mil pessoas com a segunda dose (D2) contra a Covid-19, entre os meses de julho e agosto. Segundo a pasta, os imunizantes já estão reservados na Rede de Frio Central e não serão utilizados para aplicação da primeira dose (D1).

A SES-DF orienta a todos que receberam a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus na capital federal que vejam o cartão de vacina e se dirijam aos locais de vacinação nas datas indicadas.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, ressalta que o alcance de um público tão significativo nesse período deve ser creditado ao trabalho intenso e organizado dos profissionais de saúde da rede pública do Distrito Federal.

“Como as vacinas chegaram em uma quantidade mais relevante nos últimos dias, ficou comprovado que a secretaria tem planejamento adequado e profissionais qualificados para executarem o processo de vacinação com rapidez e qualidade”, acrescentou Okumoto.

Ele reforça que “é de extrema importância completar o ciclo vacinal, com as duas doses, para garantir a imunização contra a Covid-19. Os fabricantes da CoronaVac e da AstraZeneca recomendam a aplicação de duas doses respeitando os intervalos, então, temos que seguir o que é indicado e voltar aos pontos de vacinação”.

Mais doses

Atualmente, de acordo com a pasta, constam no estoque da Rede de Frio Central um total de 196.760 imunizantes para serem aplicados como segunda dose, sendo 16.220 de Coronavac e 180.540 mil de AstraZeneca.

Parte desse total chegou no dia 20 de junho, quando o DF recebeu 96.750 doses de AstraZeneca, todas destinadas para aplicação como D2. O quantitativo somou-se ao que já estava na Rede de Frio e vai dar sequência à vacinação de segunda dose para o mês de julho.

Em agosto, a previsão é aplicar 194.946 doses de D2, sendo que cerca de 37 mil são doses da Pfizer/BioNTech e o restante de AstraZeneca. Segundo a Saúde, esse número pode aumentar, a depender da chegada de mais doses da vacina CoronaVac em julho que, sendo aplicadas naquele mês, o reforço será administrado em agosto.

Intervalos

As três vacinas em uso no Distrito Federal são aplicadas em duas doses. Ainda não disponível no DF, apenas a da farmacêutica Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson, é administrada em dose única. A segunda dose deve ser aplicada no intervalo de até 28 dias no caso da CoronaVac/Butantan e de 12 semanas para AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.

Apelo

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, apelou às pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 que, no momento indicado, tomem a segunda dose, completando o ciclo de imunização.

Ao abrir, nesta terça-feira (22/6), a 12ª reunião da diretoria colegiada da agência, Torres também enfatizou a importância do uso de máscaras e das demais orientações das principais autoridades sanitárias mundiais, como o distanciamento social e a frequente e adequada higienização das mãos, segundo a Agência Brasil.

Warning: Undefined variable $catCP in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132