Singapura doa ao DF itens de prevenção contra a covid-19
Máscaras e higienizadores de mãos chegaram ao DF após articulações do Escritório de Assuntos Internacionais
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio de seu Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), viabilizou o recebimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão em equipamentos de proteção individual (EPIs), doados pelo governo de Singapura.
O material, que consiste em 250 mil máscaras faciais e 50 mil unidades de higienizador de mãos/gel de etanol, foi entregue nesta segunda-feira (4/10) à Secretaria de Saúde (SES), em consideração aos laços de cooperação do DF com a embaixada de Singapura, em Brasília.
Os donativos têm o objetivo de apoiar os esforços distritais no enfrentamento à pandemia da covid-19. Por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), o Ministério da Saúde (MS) apoiou o GDF nos trâmites de nacionalização da carga, bem como no transporte até Brasília, sem custos para o governo local.
Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, “é importantíssimo contar com o apoio de outros países no combate à covid-19, por meio da cooperação internacional. Desde março deste ano, nossa equipe está em tratativas com o governo de Singapura para viabilizar essas doações e, agora, os recursos poderão chegar a quem precisa”, celebra.
A articulação para o recebimento de mais uma doação internacional voltada ao combate à pandemia no DF reforça o comprometimento do governo distrital com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, da Agenda 2030, sobre parcerias e meios de implementação. O potencial da cooperação internacional, das parcerias globais e da solidariedade norteiam as estratégias e ações do GDF.
No ano passado, a cooperação internacional também contribuiu para a luta do GDF contra a covid-19. Em junho de 2020, por exemplo, 10 mil máscaras de proteção facial foram entregues ao DF por intermédio da Embaixada da China.
Em outubro, a mesma representação diplomática doou R$ 2,5 milhões em EPIs ao Distrito Federal. Além disso, o EAI articulou uma série de doações de alimentos e itens de higiene a instituições sociais locais, por meio da parceria com embaixadas e grupos diplomáticos estabelecidos na capital federal.