Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031 5º CineFest São Jorge começa nesta semana na Chapada dos Veadeiros – Mais Brasília5º CineFest São Jorge começa nesta semana na Chapada dos Veadeiros – Mais Brasília

5º CineFest São Jorge começa nesta semana na Chapada dos Veadeiros

A programação será em formato híbrido e totalmente gratuita

A 5ª edição do CineFest São Jorge acontece de 13 a 19 de dezembro. Esta semana será dedicada ao cinema, na Vila de São José. Serão diversas atividades que levam a sétima arte a este pequeno povoado situado na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A programação será em formato híbrido, com atrações presenciais e on-line, e totalmente gratuita.
A Oficina do Olhar começou dia 13, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e continua até 19, com os oficineiros Elias Guerra e Leo Gomes.

A proposta é voltada ao público jovem da vila (14 a 18 anos) e transmite a linguagem audiovisual de forma simples e descomplicada, propondo aos participantes a produção de filmes de 3 a 5 minutos, que serão exibidos na Mostra de Filmes Curtíssimos no último dia do festival e concorrerão a um prêmio de R$ 1 mil.

A programação do festival está mais concentrada entre os dias 17 e 19 de dezembro. Um telão será montado na Quadra Poliesportiva de São Jorge etransmitirá filmes em sessões diárias a partir do começo da noite.

MOSTRAS
A exibição dos filmes acontecerá de 17 a 19 de dezembro em local aberto, na Quadra Poliesportiva da vila de São Jorge.

Duas mostras competitivas concorrem ao prêmio de melhor filme em cada categoria e receberão prêmios em troféu e R$ 1 mil para cada vencedor. Mais de 130 filmes se inscreveram para participar desta
edição.

A Mostra Competitiva de Curta-Metragem é composta por filmes nacionais produzidos a partir de 2019, dentro do contexto da pandemia, e de variados gêneros, como ficção, documentário e experimental.

São eles: A vida é coisa que segue, de Bruna Schelb Corrêa (MG); A Voz, de Jessika Goulart (RJ); Erêkauã, de Paulo Accioly (AL/RJ); Liberdade, de João Manteufel (MT); O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli (RJ); Pega-se Facção, de Thaís Braga (PE); Sérgio Gurgel: o que é o novo?, de Delano Gurgel Queiroz (CE); Soccer Boys, de Carlos Guilherme Vogel (RJ); Submundo, de Adriano Gomez (SP); e Xawara Hesi, de Meujaela Gonzaga (PB/BA).

A Mostra Competitiva de Filmes da Chapada apresenta filmes que mapeiam a produção cinematográfica da região da Chapada dos Veadeiros, que tem enorme potencial, expondo as variadas formas com que o olhar artístico, desde dentro, tem abordado o Cerrado, provocando renovadas atitudes de respeito e comprometimento com a preservação do bioma.

Serão exibidos Capim-Navalha, de Michel Queiroz (Vila de São Jorge); Castigo, de Joaquim Lino (Cavalcante); Fogo no ano da pandemia, de Felipe Mendes (Alto Paraíso); Mãe pandêmica (ato possível I): como explicar a realidade para uma criança, de Gabriela Rodrigues (Alto Paraíso);
Por que ocupar?, de Igor Angelkorte (Vila de São Jorge); e Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil – Sussas e Curraleiras Kalungas, de João Amorim (Alto Paraíso).

A terceira mostra é a Clássicos do Centro-Oeste, com curtas-metragens que fizeram história na região. São filmes já premiados e que o público poderá assistir mais de uma vez, já que estarão disponibilizados on-line.

Os filmes selecionados para esta edição são: Louco por Cinema, de André Luiz Oliveira (DF); Momento
Trágico, de Cibele Amaral (DF); Sobre Quando Não se Tem Nada a Dizer, de Cássio Pereira dos Santos (DF); Benzeduras, de Adriana Rodrigues (GO); Número Zero, de Cláudia Nunes (GO); Recordações de um presídio de meninos, de Lourival Belém Jr
(GO); Ao Sul de Setembro, de Amauri Tangará (MT); e Depois da Queda, de Bruno Bini (MT).

A cuidadosa seleção dos filmes, bem como a sequência em que serão apresentados, é um trabalho da curadoria, composta por Marcela Tamm, João Paulo Procópio, Luiz Borges e Ludielma Laurentino.

 

Serviço Film Commission
Local: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (Vila de São Jorge)
Data: 17 de dezembro de 2021
Horário: 14h às 18h

PROGRAMAÇÃO GERAL
A programação do CineFest São Jorge vai além do cinema, trazendo para a Vila de São Jorge shows, oficinas e atividades ao ar livre, como a trilha no Cerrado conduzida pelo guia Adelídio e a tradicional aula de yoga com Juliana Sartori.

Shows musicais encerram os três dias de exibição de filmes. Estão confirmadas as apresentações de Letícia Fialho, AveEva, Baque Mulher Chapada dos
Veadeiros, Saci Weré, Be Bel e Conrado Pera.

Como já é tradicional no CineFest, duas homenagens vão acontecer: para técnicos da área de cinema, destacando uma função importante, mas que não costuma ter visibilidade na sétima arte, e para moradores ilustres da região. Neste ano, o foquista Joaquim Torres e a moradora Téia Santos são os homenageados.

Confira a programação dos filmes que serão exibidos de 17 a 19 de dezembro, na Quadra Poliesportiva de São Jorge:

Sexta – 17 de dezembro
20h30 – Início da sessão (duração total 1h24)
Alternativas de Rene Belmonte (2020, ficção, 13 min – RJ)
Pega-se Facção de Thaís Braga (2020, documentário, 13 min – PE)
A Voz de Jessika Goulart (2021, ficção, 6 min – RJ)
Erêkauã de Paulo Accioly (2021, experimental, 1 min – AL/RJ)
Sérgio Gurgel: o que é o novo? de Delano Gurgel Queiroz (2021, documentário, 26 min – CE)
A vida é coisa que segue de Bruna Schelb Corrêa (2019, ficção, 16 min – MG)
Por que ocupar? de Igor Angelkorte (2020, documentário, 8 min – Vila de São Jorge/GO)
Xawara Hesi de Meujaela Gonzaga (2021, experimental, 10 min – PB/BA)
Mãe pandêmica (ato possível I): como explicar a realidade para uma criança de Gabriela Rodrigues (2021, experimental, 4 min – Alto Paraíso de Goiás/GO).


Sábado
– 18 de dezembro
19h – Início da sessão (duração total 1h39)

O Prazer de Matar Insetos de Leonardo Martinelli (2021, experimental, 10 min – RJ)
Liberdade de João Manteufel (2021, documentário, 17 min – MT)
Submundo de Adriano Gomez (2021, experimental, 1 min – SP)
Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil – Sussas e Curraleiras Kalungas de João
Amorim (2021, documentário, 13 min – Alto Paraíso de Goiás)
Fogo no ano da pandemia de Filipe Mendes (2020, experimental, 2 min – Cavalcante/GO)
Capim-navalha de Michel Queiroz (2021, documentário, 16 min – Alto Paraíso de Goiás/GO)
Castigo de Joaquim Lino (2021, ficção, 26 min – Cavalcante/GO)
Soccer Boys de Carlos Guilherme Vogel (2019, documentário, 14 min – RJ)

Domingo – 19 de dezembro

19h30 – Início da sessão
Filmes Longa Hors Concour
Pacarrete de Allan Deberton (2020, Drama, 1h37m)

Exit mobile version