Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031 Exposição apresenta olhar de embaixadores sobre Brasília – Mais BrasíliaExposição apresenta olhar de embaixadores sobre Brasília – Mais Brasília

Exposição apresenta olhar de embaixadores sobre Brasília

Mostra de fotos foi inaugurada no Museu de Arte de Brasília (MAB) e evidencia o olhar de diplomatas sobre a capital federal

A exposição Viver Brasília: Uma Perspectiva Internacional foi lançada nesta quinta-feira (12/5), no Museu de Arte de Brasília (MAB), com o objetivo de evidenciar o olhar dos embaixadores residentes em Brasília sobre a capital federal e aprofundar a relação do corpo diplomático com a história e a cultura do DF.

A iniciativa é promovida pelo Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal (Secec).

A exposição pode ser visitada gratuitamente no MAB durante toda a semana — exceto às terças, quando o museu não é aberto — das 10h às 19h. Para saber mais sobre o projeto e conferir as fotos dos embaixadores, clique aqui.

O projeto começou em outubro de 2021, quando dez representantes diplomáticos participaram de um passeio por monumentos e pontos históricos da cidade e registraram os detalhes que mais lhes chamaram a atenção. O percurso foi baseado no livro Roteiro Geopoético de Brasília, de autoria da jornalista Amneres Santiago.

Ao ver o resultado do percurso realizado com os embaixadores, Amneres Santiago considerou que o trabalho atingiu seu objetivo.

“A exposição mostra que estamos no caminho certo na missão de levar brasileiros e visitantes de outras nações a conhecerem e reconhecerem nossa capital com suas histórias, mitos e tesouros da arquitetura e da arte modernistas. Essas características tornam nossa cidade, tombada como patrimônio cultural da humanidade, única no mundo contemporâneo”, afirma.

Para o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, ao pensar no tema Viver Brasília, “é inevitável que venham ao nosso imaginário as grandes obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa e o esplendoroso céu sob o qual vive um povo que acolhe pessoas vindas de todos os cantos do Brasil e do mundo”. Segundo ele, a exposição é uma oportunidade de conhecer a cidade “em suas mais variadas faces e esquinas”.

Segundo a chefe do EAI, Renata Zuquim, é nesse cenário que o projeto objetiva aproximar a população das representações diplomáticas aqui presentes.

“Sempre digo que Brasília tem em si uma vocação internacional: abriga uma das comunidades diplomáticas do mundo, além de ser sede de inúmeros organismos internacionais. Nosso povo recebe de braços abertos seus visitantes e os representantes das diversas nações e culturas que, por um tempo, passam a fazer parte da vida cotidiana dos brasilienses”, ressalta Zuquim.

O titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues, colocou o MAB à disposição das embaixadas. “Este museu está aberto, de portas escancaradas para receber as culturas de todos vocês. Porque é assim que a gente aprende, é assim que as nações devem conviver, pela arte e pela cultura, e vamos criando uma atmosfera de amizade, fraternidade, compreensão e tolerância”, defendeu.

Representando os diplomatas participantes da primeira edição do Viver Brasília, o embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, acredita que integrar os diplomatas no DF é fácil.

“Porque esta é uma cidade naturalmente acolhedora. Desde o início tem pessoas cheias de esperança do Brasil inteiro. É uma mistura de culturas, da moqueca ao pastel, do caldo de cana ao chimarrão, é a aquarela do Brasil. O brasiliense é realmente acolhedor e solidário”, comenta o embaixador.

Exit mobile version