Mostra de cinema árabe traz sete filmes inéditos para o Brasil
Estreia em 19 de agosto a 16ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema
Estreia em 19 de agosto a 16ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema. O evento -já tradicional no calendário cultural de São Paulo- ocorre virtualmente neste ano. Os filme serão transmitidos pelo site oficial da mostra e pela plataforma Sesc Digital. Haverá também painéis, reunindo diretores e especialistas para debater as produções.
A Mostra Mundo Árabe de Cinema é uma realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), com correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe. Com curadoria de Arthur Jafet, o evento traz neste ano sete filmes inéditos no Brasil. Veja abaixo:
Caos / Áustria, Síria, Líbano, Qatar / 2018
Aclamado documentário de Sarah Fattahi sobre três mulheres sírias deslocadas devido à cruenta guerra civil que assola o país desde 2011.
Chave de Fenda / Palestina, Qatar e EUA / 2018
Thriller psicológico de Bassam Jarbawi sobre a reintegração de palestinos à sociedade após suas detenções em prisões israelenses.
Os Espantalhos / Tunísia, Marrocos e Luxemburgo / 2019
Mais uma produção sobre a reabilitação social de prisioneiros. Neste caso, Nouri Bouzid conta a história de mulheres detidas na Tunísia.
Nós somos de lá / Líbano, França / 2020
Documentário de Wissam Tanios sobre dois irmãos fugindo da guerra na Síria. Vão para Alemanha e a Suécia, onde eles recomeçam do zero.
Bagdá Vive em Mim / Suíça, Alemanha, Reino Unido / 2019
Longa de ficção de Samir Jamaleddine sobre a integração de migrantes iraquianos em Londres e o seu contato com os valores sociais locais.
A 200 Metros / Palestina, Jordânia, Qatar, Suécia, Itália / 2020
Filme de Ameen Nayfeh sobre a luta de um pai desesperado para cruzar o muro que divide a Cisjordânia e Israel -apenas 200 metros.
In Memoriam / Brasil, Argentina, Síria / 2021
Curta de Otávio Cury de tom autobiográfico sobre a busca de um descendente de sírios por suas raízes na terra dos antepassados.
Matéria escrita por Diogo Bercito