Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031 “O Minotauro” estreia no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília – Mais Brasília“O Minotauro” estreia no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília – Mais Brasília

“O Minotauro” estreia no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília

De 6 a 8 de setembro. Entrada gratuita

De 6 a 8 de setembro, o Espaço Cultural Renato Russo será palco da estreia do espetáculo infantil “O Minotauro“, uma adaptação contemporânea e sensível da obra clássica de Monteiro Lobato, assinada por Abaeté Queiroz, Cristiane Sobral e Márcio Menezes.

As aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo ganham atualização nessa obra, na qual Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde e Dona Benta precisam salvar Tia Nastácia do terrível monstro mitológico que se encantou pelos bolinhos da quituteira.

Segundo a organização do evento, o espetáculo oferece uma experiência única, integrando elementos cênicos, musicais, audiovisuais e música original, criando um ambiente imersivo que promete encantar crianças e adultos de todas as idades.

Monteiro Lobato, que é um dos maiores nomes da literatura infantojuvenil brasileira, é celebrado por suas histórias mágicas, que misturam fantasia e realidade, introduzindo personagens que conquistaram gerações. No entanto, parte de sua obra carrega visões que hoje são consideradas inadequadas, refletindo preconceitos raciais da época em que foram escritas.

Ainda de acordo com a organização do espetáculo, reconhecendo essa realidade, “O Minotauro” se propõe a uma releitura crítica, atualizando e contextualizando os textos de Lobato para um público contemporâneo e mais consciente.

“A adaptação preserva o encantamento e a educação presentes no original, mas com um olhar atento às questões de representatividade e inclusão. O espetáculo convida o público a refletir sobre a necessidade de revisitar clássicos literários, adaptando-os para os valores do século XXI, sem perder a essência que os tornou eternos. Como será que termina essa história?”, explica o diretor e dramaturgo, Márcio Menezes.

E continua:

“O Minotauro é uma adaptação da obra clássica de Monteiro Lobato, trazendo-a para o presente com uma releitura crítica e contemporânea. Nossa equipe se dedicou a manter a magia e o encantamento do Sítio do Picapau Amarelo, mas com um olhar atento à representatividade e à inclusão, atualizando os textos para refletir os valores do século XXI. Este espetáculo é uma celebração da cultura brasileira, que une tradição e inovação, respeitando a diversidade de nossa sociedade e oferecendo uma experiência imersiva e acessível para todos”.

Com entrada gratuita, o espetáculo promete ser um marco na forma como as histórias de Monteiro Lobato são apresentadas às novas gerações, combinando tradição e inovação em uma celebração da cultura brasileira que respeita e reflete a diversidade de sua sociedade.

O projeto prevê sessões inclusivas no dia 6, com intérprete de libras e audiodescrição, e dia 8, com sessão acessível também para pessoas com autismo. Todas as sessões são abertas também para o público em geral.

Serviço: 

O Minotauro

De 6 a 8 de setembro*, às 15h

Sala Marco Antônio Guimarães

Espaço Cultural Renato Russo

Entrada gratuita – Ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência de cada sessão, na bilheteria física do espaço.

 

*Sexta 6, sessão inclusiva com intérprete em libras e audiodescrição

Domingo, 8, sessão inclusiva para adaptação para pessoas com autismo.

 

Exit mobile version