Norris conquista a pole no GP da Rússia; Verstappen largará em último
A conquista do piloto inglês da McLaren foi a primeira de sua carreira
Após a forte chuva que cancelou o terceiro treino livre do GP da Rússia, os pilotos voltaram ao Autódromo de Sóchi para a pole position. Lando Norris foi quem fez o melhor tempo, seguido de Sainz, da Ferrari. Por mais que Hamilton tenha mantido o aproveitamento nas duas primeiras etapas, o britânico teve problemas no final do Q3 e perdeu a primeira colocação.
A conquista do piloto inglês da McLaren foi a primeira de sua carreira. A segunda fica ficará com George Russel e Lewis Hamilton.
Com apenas 11 minutos do Q1, Max Verstappen deixou o treino após um breve reconhecimento da pista. Devido à punição referente a troca de motor antes do segundo treino livre, o atual líder do campeonato, será o último a largar na prova deste domingo (26/9).
A largada está marcada para às 9h, horário de Brasília.
Confira o grid de largada para o GP da Rússia
1º – Lando Norris (ING/McLaren)
2º – Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
3º – George Russell (ING/Williams)
4º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
5º – Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
6º – Fernando Alonso (ESP/Alpine)
7º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
8º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
9º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull Racing)
10º – Esteban Occon (FRA/Alpine)
11º – Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
12º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
13º – Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
14º – Nicholas Latifi (CAN/Williams)
15º – Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
16º – Mick Schumacher (ALE/Haas)
17º – Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
18º – Nikita Mazepin(RUS/Haas)
19º – Charles Leclerc (MON/Ferrari)
20º – Max Verstappen(HOL/Red Bull Racing)
Veja como foi a classificação deste sábado (25/9):
Q1
O Q1 ficou marcado por extremo cuidado entre os pilotos. Além dos resquícios da forte chuva que cancelou o treino livre 3, as equipes ainda temiam que o tempo voltasse a mudar, o que influenciaria diretamente no desempenho dos profissionais.
Com apenas 11 minutos, Verstappen deixou a prova após ‘reconhecer’ a pista brevemente. Punido pela troca de motor antes do segundo TL, o holandês largará em último lugar, o que o tira a necessidade de participar do treino classificatório.
Depois disso, a briga se deu por Mercedes e Red Bull. O primeiro lugar ficou com Lewis Hamilton (1m45s992) seguido de Valtteri Bottas (1m46s396). A terceira colocação ficou com Sérgio Pérez, que terminou com 1m46s455.
Os eliminados foram Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), Mick Schumacher (ALE/Haas), Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), Nikita Mazepin(RUS/Haas) e Max Verstappen(HOL/Red Bull Racing).
Q2
Com a pista mais seca e sem previsão de chuva, o Q2 definiu os 10 classificados para o Q3. Assim como Verstappen, ciente da sua punição, Charles Leclerc não voltou para o restante da disputa.
A melhor volta seguiu com Lewis Hamilton (1m45s129), logo atrás veio seu parceiro Bottas (1m45s506). Por fim, Lando Norris ficou com a terceira colocação, marcando 1m46s254.
Os eliminados desta vez foram Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), Nicholas Latifi (CAN/Williams) e Charles Leclerc (MON/Ferrari).
Q3
Na última etapa da prova, o aproveitamento se manteve assim como nas duas primeiras. O britânico Lewis Hamilton ainda teve um susto nos minutos finais na entrada do boxe, no momento da troca de pneu, ele acabou batendo e tendo problemas com o bico.
Depois disso, o treino passou por uma reviravolta e teve Lando Norris conquistando a primeira colocação. Logo em seguida vem Sainz, da Ferrari. Lewis Hamilton ficou em quarto lugar, atrás de George Russel.