Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031
Câmara aprova projeto que inclui lactantes nas prioridades de vacinação
FolhaPress

Câmara aprova projeto que inclui lactantes nas prioridades de vacinação

Texto foi aprovado em votação simbólica e segue para sanção ou veto do presidente Bolsonaro. As lactantes já eram consideradas grupo prioritário em alguns estados

Aplicação de vacina
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (8/7) projeto que inclui lactantes e crianças e adolescentes com deficiência permanente e comorbidade entre as prioridades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

O texto foi aprovado em votação simbólica e segue para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
As lactantes já eram consideradas grupo prioritário em alguns estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Se sancionado por Bolsonaro, o projeto inclui as lactantes com ou sem comorbidades e independentemente da idade dos lactentes no plano nacional do Ministério da Saúde.

Além das lactantes, o projeto inclui gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades, e crianças e adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidades, assim como os privados de liberdade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

No relatório, a deputada Luisa Canziani (PTB-PR) afirma que, embora na última terça-feira (6/7) o Ministério da Saúde tenha voltado a recomendar a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades, “cremos que é importante garantir na lei o direito dessas mulheres, para que elas não fiquem mais à mercê de mudanças.”

O texto condiciona a possibilidade ao registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade.

Mais cedo, a Câmara sustou artigo de portaria publicada em junho pelo Ministério da Saúde. O dispositivo determinava a disponibilização, em site do FNS (Fundo Nacional de Saúde), dos valores máximos a serem acrescidos temporariamente às transferências federais regulares e automáticas do SUS (Sistema Único de Saúde) para financiar despesas decorrentes da crise sanitária de Covid-19.

No entanto, estipulava que o teto seria definido considerando 1/12 das transferências realizadas pelo fundo em 2020 para cada ente federativo, exceto as decorrentes de emendas parlamentares e de créditos extraordinários editados para enfrentamento da Covid-19.

Autor do projeto de decreto legislativo, o deputado Lucas Vergilio (GO), líder do Solidariedade na Câmara, estima que a portaria inviabiliza R$ 620,8 milhões em recursos para estados e municípios destinarem ao enfrentamento da Covid-19.

“Merece ponderar também que os recursos nessa ação são exclusivamente de RP 6 e RP 7, o que significa que são constitucionalmente impositivos”, disse. O deputado afirma que não cabe ao Ministério da Saúde criar esse tipo de teto. O projeto vai ao Senado.

Warning: Undefined variable $catCP in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132