Notice: Function amp_is_available was called incorrectly. `amp_is_available()` (or `amp_is_request()`, formerly `is_amp_endpoint()`) was called too early and so it will not work properly. WordPress is not currently doing any hook. Calling this function before the `wp` action means it will not have access to `WP_Query` and the queried object to determine if it is an AMP response, thus neither the `amp_skip_post()` filter nor the AMP enabled toggle will be considered. It appears the theme with slug `maisbrasilia` is responsible; please contact the author. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 2.0.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6031
Tarcísio diz que errou ao afirmar que autismo pode deixar de existir – Mais Brasília Warning: Undefined array key 0 in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596 Deprecated: str_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/functions.php on line 596
FolhaPress

Tarcísio diz que errou ao afirmar que autismo pode deixar de existir

Governo foi criticado por especialistas após afirmar que condição pode desaparecer em crianças

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em nota divulgada nesta sexta-feira (10) em suas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que sua gestão errou ao dizer que o autismo pode deixar de existir.

O posicionamento acontece após o Painel mostrar que o governo Tarcísio vetou um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de SP que previa validade indeterminada a laudos médicos que atestem o transtorno do espectro autista.

Na justificativa, escreveu que o autismo “diagnosticado precocemente até os cinco anos e onze meses de idade é mutável, podendo mudar tanto de gravidade como até mesmo deixar de existir”, afirmação contestada por especialistas.

“Erramos. É importante esclarecer que o entendimento do Governo de São Paulo é que o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista é permanente e, portanto, os direitos serão definitivos. Falhamos ao deixar passar uma redação que não deixasse clara essa postura”, disse o governador na nota.

“Para isso, vamos chamar a sociedade civil e entidades para discutir com responsabilidade o assunto e trabalhar para avançar com políticas públicas efetivas”, completou.

Em vídeo, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, argumentou no mesmo sentido.

“Tanto a Secretaria da Saúde como o Governo do Estado de São Paulo têm claro que autismo é uma deficiência permanente e que o direto das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é definitivo”, diz Paiva no vídeo desta sexta.

Em entrevista à Folha em setembro de 2022, Karla Maria Nunes Ribeiro, psiquiatra e professora da UFS (Universidade Federal de Sergipe), disse que autismo não tem cura.

“Se falam que um paciente ‘saiu do espectro’ é porque o diagnóstico foi feito de maneira equivocada. Não existe ‘sair do espectro’. A criança pode evoluir significativamente e o grau de autonomia dela pode chamar atenção, mas o autismo não tem cura. Temos de tomar cuidado com tratamentos milagrosos”, disse.

Deputada estadual eleita e ativista da área, Andréa Werner (PSB-SP) se disse preocupada com a afirmação inicial da Secretaria de Saúde de que autismo pode passar.

“Nossa maior preocupação como mães de autistas é quem vai cuidar deles depois que a gente for embora. Nossa preocupação é assistência social, residências assistidas, inclusivas, e se o estado pensa que autismo é uma coisa que passa, por que ele vai se preocupar com assistência social?”, completou.

Por Guilherme Seto

Warning: Undefined variable $catCP in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132 Warning: Attempt to read property "slug" on null in /var/www/html/wp-content/themes/maisbrasilia/footer.php on line 132